Alimento para Células

Ministrações para Células, Grupos Caseiros ou Grupos de Estudos

Novas Escolhas!

em 30 de maio de 2011

Se desejamos a formação de um caráter segundo a Palavra de Deus e que imite a Jesus Cristo, não podemos deixar de refletir sobre aquilo que tem alimentado a nossa mente.

Nossos pensamentos afetam os nossos sentimentos, e os nossos sentimentos influenciam as nossas atitudes.  Por isso, hoje estaremos buscando na Bíblia como direcionar melhor nossos pensamentos.

1 –  Você pode escolher:
“Cada um, porém, é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então, a concupiscência, havendo concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”Tg 1:14-15

Neste trecho, Tiago se refere a sedução do pecado e como ele sutilmente toma conta da mente até ser colocado em prática. O mal procede do interior do homem. Este não é vitima dos astros nem produto do meio. Não é um manancial de virtudes e pureza, como algumas correntes filosóficas e psicológicas querem fazer crer. O homem pensa, sente, quer, toma decisões, é um ser responsável. São os maus desejos do seu interior que o levam ao pecado. A força determinante não é nada mais que interior.

2 – Faça a melhor escolha!
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”Rm 12:1,2

Em seu cuidado com as igrejas que pastoreava, Paulo fala da necessidade de desenvolver uma mente saudável. O raciocínio é simples e lógico: Mente saudável = Discipulo saudável = Multiplicação(Igreja) saudável.

De acordo com este texto, vejamos o que deve ocupar a nossa mente:

  1. O que é verdadeiro: sem mentira, engano ou ilusão
  2. O que é respeitável: sem obscenidade ou imoralidade
  3. O que é justo: correto segundo a Palavra de Deus
  4. O que é puro: sem segundas intenções
  5. O que é amável: traz valor e não vergonha
  6. O que é de boa fama: traz respeito e dignidade

3 – Persevere. Fuja da contaminação!
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”Isto é, não tomem a forma do mundo. Neste caso, falamos de uma sociedade onde o pecado impera.

Como evitar a contaminação? Através da constante renovação da mente pela palavra de Deus. Todos os dias precisamos tomar a decisão acertada de escolher o melhor conforme a Palavra de Deus!

Paulo também recomenda: “Buscai as coisas que são de cima…” (Col 3:1). Uma pessoa cuja leitura principal sejam revistas pornográficas, não poderá ter a mente pura. Que investe seu tempo e energias em jogos violentos de videogame, cheios de misticismos e bruxarias, em novelas repletas de mentiras, sensualidade, que pregam a destruição da família, estão longe de um caráter verdadeiramente cristão. Se o assunto predileto de alguém imoralidade, não se pode presumir que venha a ter uma vida limpa. “…os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade…” (Is 59.7) As más conversas corrompem os bons costumes. Por causa disso, alguém declarou: “Você se torna o que você pensa.”

Quando decidimos transformar nosso modo de vida de acordo uma mente renovada pela Palavra, ela mesmo nos declara que experimentaremos a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”  (Rm 12:2)

Examine seus pensamentos, sua concepção de vida, sua forma de ver e julgar o mundo.  O que está ocupando sua mente? Quais pensamentos tem prevalecido? Que tipos de alimento você tem fornecido a sua mente? São alimentos nutritivos e saudáveis ou que contaminam e destroem?

Peça ao Senhor que te ajude a selecionar melhor as fontes que alimentam seus pensamentos. Fuja de tudo que possa te contaminar e comprometer sua comunhão com Deus.  Fazendo assim, você servirá de inspiração e atrairá muitas vidas para Jesus!

 (CIAM – série novidade de vida)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: