Alimento para Células

Ministrações para Células, Grupos Caseiros ou Grupos de Estudos

08/03/2010 – Aprendendo com Deus a Governar

em 10 de março de 2010

 “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo tempo;” (Êxodo 18:21-22)

 A revelação que Deus trouxe a Moises por intermédio do seu sogro, Jetro, sobre delegação de autoridade a homens (Mulheres) de Deus, para maior eficiência e resultados na obra do Senhor, continua válido até os dias de hoje, e vai perpetuar por toda eternidade. No final você vai entender melhor o que estou querendo dizer.

Mas o texto menciona varias qualificações para se tornar um líder de Deus. São elas:

 1.     Homens (Mulheres) Capazes

 Significado da palavra capaz: Que tem capacidade; Bom; Apto; Instruído; Preparado; decente; Honesto.

Em Mateus 25 Jesus deixa claro que todos nós temos pelo menos um talento. E que devemos trabalhar esse talento para alcançar outros talentos.

Em toda a Bíblia eu não achei Deus usando alguém que estava de boa vida, à toa, sem fazer nada. Todos estavam trabalhando ou fazendo alguma coisa. E precisamos fazer o melhor.

Efésios 6:5-8 diz – “Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.”  

 2.     Homens (Mulheres) Tementes a Deus

 Significado da palavra temente: Que teme e Que respeita.

Provérbios 9:10 diz: –  O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.”e; Provérbios 14:27 diz: –  O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.”

Encontramos expressões semelhantes a esta, frisando a importância do temor do Senhor, mais de 25 vezes na Bíblia, a maioria no livro de Provérbios. O temor de Deus não é pavor irracional. É o medo, respeito ou reverência que vem de uma apreciação das qualidades de Deus. Ele é santo, justo e poderoso, e qualquer ser humano deve sentir respeito profundo para com o Criador e Juiz de todos (2 Crônicas 19:7-9).

3.     Homens (Mulheres) de Verdade

Significado da palavra verdade: autentico; genuíno; real.

Se Deus nos orienta e separar dentre o povo homens (mulheres) de verdade é porque existem os falsos.

Gênesis 1:27 diz que: “Criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

De acordo com o livro de Génesis, Deus criou Adão e Eva. Quer se aceite esta passagem como uma descrição da realidade quer se aceite como uma alegoria, eles são o homem e a mulher originais. De certa maneira todos nós somos como que cópias desse original e eles, Adão e Eva são heterossexuais. Essa é a situação normal e desejável para o homem ou a mulher. O que passar disso não provem de Deus.

Em Romanos 9:29 diz: – “E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.”

A maior artimanha do diabo é acabar com a raça humana. Pois através do homosexualismo não há reprodução e com isso não haverá descendencia. E os que ficarem morreram por causa da idade ou das doenças causadas pelas praticas ilicitas.

4.     Homens (Mulheres) que odeiam a avareza

Significado da palavra avareza: Apego sórdido ao dinheiro para o acumular; Mesquinharia.

Um crente avarento não pode fazer parte da liderança da igreja de Deus, como pastor, líder de ministério, líder de célula, etc. Se fizer, ele pode com o tempo fazer comércio das ovelhas, usar o seu cargo como um meio de usufruir bens, fazer as coisas querendo receber benefícios próprios, explorar o rebanho de Deus com sórdida ganância. E até mesmo vender seus lideres como fez Judas Escariotes.

5.     Homens (Mulheres) que Governem em todo tempo

Em I Corintios 15:58 diz: – “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

Deus não quer homens (mulheres) que governem por um determinado tempo ou de tempo em tempo. Mas em TODO tempo. Os reis Davi e Salomão reinaram até a sua velhice. Os homens levantados por Deus para governar, ainda velhos exercerão seu governo.

6.     Conclusão

Em Gênesis 1:28 está escrito: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

Em Apocalipse 20 está escrito: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”

Deus criou o homem e o pões na terra para governar. Mas por causa do pecado o homem entregou esse governo nas mãos de satanás. E está na hora de tomarmos de volta o governo que nos foi dado e é direito nosso, nossa herança.

Esse é o novo tempo em sua vida. Que se levante os profetas, os pastores, os mestres, os evangelistas, os missionários.

Marcio Souza


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: